3. Conhecendo a tela inicial do Microsoft Teams

Ao realizar os passos contidos no subitem 2.2 deste manual você terá acesso à tela inicial do Teams. A Microsoft criou um painel amigável no Teams que é fácil de navegar. A descrição de cada item da tela inicial do Teams está esquematizada a seguir.


O centro da tela conterá "azulejos" brancos com vários ícones. Se ainda não tem tais "azulejos" é porque você ainda não pertence ou ainda não criou nenhuma equipe. A criação de uma equipe é detalhada no capítulo 4 deste manual. Cada "azulejo" ao centro da tela representa uma equipe à qual você pertence. Podem ser equipes que você criou ou que foram adicionadas por outra pessoa.

Depois de selecionar uma equipe, você entra no espaço de trabalho dessa equipe. A parte principal do painel é onde as conversas ocorrem com os alunos ou colegas. É também o local para compartilhar arquivos, atribuições, documentos compartilhados e anotações. Há muitas maneiras de personalizar a equipe, e isso começa com a adição de canais, também detalhada no capítulo 4 deste manual. Os canais são apenas outra maneira de dividir os diferentes aspectos da sua equipe em categorias, como unidades de estudo, tópicos profissionais, temas, itens da agenda etc. A capacidade de personalizar seu espaço de trabalho é um dos recursos mais úteis das equipes.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Aplicativos e guias: a cada novo canal, duas guias são provisionadas por padrão: bate - papo e arquivos . Proprietários e membros da equipe podem adicionar mais guias a um canal clicando em + (Adicionar uma guia) na parte superior do canal. Os arquivos do Excel, PowerPoint e PDF devem ser carregados na guia Arquivos antes que possam ser convertidos em guias. Qualquer arquivo carregado existente pode ser convertido em uma guia com um único clique. Para adicionar um site, o URL deve começar com um prefixo https para garantir que as informações trocadas permaneçam seguras.

Clicando nos três pontinhos do menu lateral você pode encontrar outros aplicativos de terceiros para integrar ao Teams. Os aplicativos permitem que você encontre conteúdo de seus serviços favoritos e compartilhe-o diretamente no Teams, permitindo fixar serviços no topo de um canal, compartilhar e atribuir tarefas, dentre outros. É importante observar os aplicativos disponíveis dependerão de uma assinatura/cobrança à parte ou que se faça inscrição para versões de teste. Abaixo, dois exemplos de aplicativos (Planner e OneNote) aplicativos que podem ser combinados aos recursos já existentes do Teams.

  • Planner: Muitos tipos de planejamento envolvem o desenvolvimento de um projeto. Haverá prazos a cumprir e o projeto será dividido em segmentos. O uso de um aplicativo chamado Planner ajudará bastante a garantir que todas as tarefas sejam delegadas e concluídas no prazo. Como proprietário da equipe, você pode monitorar o progresso facilmente.
  • OneNote: Aplicativo do Office 365 para anotações que pode ser incluído dentro de uma equipe, clicando em + (Adicionar uma guia) nas guias de qualquer canal escolhido para todos os membros colaborarem.

Abaixo o exemplo de como adicionar o Planner. A mesma lógica de adição serve para os demais aplicativos.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Agora você está pronto para começar a atribuir o seu primeiro "To Do"!

Imagem do aplicativo Planner


Outra opção de aplicativo de terceiros interessante para fins educacionais que podem ser integrados ao Teams é o aplicativo RSpace. As universidades estão conduzindo continuamente experimentos de laboratório e grandes projetos de pesquisa. Encontrar maneiras eficientes de gerenciar os dados e a comunicação vinculados à pesquisa é crucial para as equipes de pesquisa. No Teams há o ResearchSpace (RSpace) é um notebook de laboratório eletrônico com uma variedade de recursos interessantes. Ele permite que pesquisadores de biologia, química, biomedicina, ciência de plantas e outros campos relacionados registrem experimentos, compartilhem facilmente dados de pesquisa e se comuniquem de maneira eficiente com o laboratório.

Imagem do Espaço de Pesquisa


Os pesquisadores podem usar aplicativos como o RSpace para uma colaboração contínua com outros grupos de pesquisa em qualquer lugar do mundo.


Reflexão

1) Se você ensinasse um grupo de estudantes sobre como navegar no Teams, quais são os principais recursos que você destacaria para que todos se sintam à vontade nesse ambiente digital colaborativo?

2) Como a adição de um site, documento ou planilha no espaço da sua classe aumenta a eficiência do seu trabalho e o aprendizado em sala de aula?