Microsoft Teams

Site: Universidade Federal de Uberlândia
Curso: Ferramentas para Ensino Remoto
Livro: Microsoft Teams
Impresso por: Usuário visitante
Data: sábado, 20 abr. 2024, 04:02

Descrição


1. O que é o Microsoft Teams?

O Teams  é um software da Microsoft desenvolvido para a colaboração de equipes. O conceito inicial do aplicativo foi desenhado para colaboração de equipes corporativas, mas ultimamente tem sido utilizado também para fins educacionais.

Pensando na finalidade educacional, o Microsoft Teams funciona como um hub digital entre professores, alunos e coordenações de curso e direção da Unidade Acadêmica. Ele reúne conversas, conteúdo e aplicativos em um só lugar, simplificando o fluxo de trabalho dos coordenadores e diretores ao mesmo tempo que permite que os professores criem ambientes personalizados de aprendizado. 

O professor pode criar suas salas de aula colaborativas, personalizar o aprendizado com tarefas, conectar-se com os alunos, otimizando a comunicação. Nas equipes, os professores podem conversar rapidamente com os alunos, compartilhar arquivos e sites, criar um bloco de anotações de classe do OneNote e distribuir e classificar tarefas. Os alunos são livres para usar as ferramentas da Microsoft com as quais estão mais familiarizados - Word, PowerPoint, OneNote e Excel -, além de acessar sites e outros aplicativos de terceiros usados ​​com freqüência. Os blocos de anotações de classe OneNote estão também integrados e o gerenciamento de tarefas de ponta a ponta permitem que os professores organizem aulas interativas, ofereçam aprendizado personalizado e forneçam feedback.

Em suma, é uma ferramenta que pode ajudar nas tarefas administrativas e de sala de aula dos professores.

Direção, coordenação e professores podem se comunicar e colaborar com toda a equipe em um local. Políticas e procedimentos, formulários, instruções para várias tarefas e responsabilidades, sites dentre outros materiais podem ser compartilhados nas equipes para acesso rápido.

O Teams também oferece suporte a reuniões on-line com compartilhamento de tela e anotação do quadro branco que podem ser gravadas, salvas automaticamente e transcritas no Stream.


2. O Microsoft Teams utilizado pela UFU

A Microsoft oferece o Office 365 gratuitamente para estudantes e educadores à instituições de educação que se cadastram para receber o Office 365 Educação, que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e agora o Microsoft Teams, dentre outras, bastando que o estudante ou professor se inscrevam pelo endereço de e-mail escolar válido.

Em mensagem recente, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informou aos docentes, técnicos administrativos em educação e discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que o “Office 365 Education” está disponível para os usuários do e-mail institucional, ou seja, @ufu.br desde 2018. 


2.1. Qual a versão do Teams disponível para a UFU e quais são suas limitações?

A versão disponível na UFU é a Office 365 A1, ou seja, "Versão on-line totalmente gratuita do Office com e-mail, videoconferência, integração com o correio de voz, hub personalizado para trabalhos escolares em equipe com o Microsoft Teams, ferramentas de conformidade e proteção de informações".

As limitações dessa versão podem ser encontradas acessando o link a seguir:

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/academic/compare-office-365-education-plans?activetab=tab:primaryr1

Role a página até encontrar Office 365 A1 e poderão verificar o que está disponível.

2.2. Como acessar o Microsoft Teams e os demais produtos Office 365 para Educação?

Antes de tudo é necessário que você possua um email institucional, será sua identificação. No caso da UFU chamamos de IdUFU. Se ainda não possui um e-mail institucional a sua primeira tarefa é criar um, clicando no link a seguir: https://www.idufu.ufu.br/newAccountAuthenticate

Se você é servidor ou estudante da UFU e já possui seu e-mail institucional, então basta seguir o seguinte passo-a-passo:


1° - Acesse https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office e entre com o usuário de e-mail @ufu.br

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html 108cef9eaa901fc1.png


2° - Escolha a opção (Aluno ou Professor)

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html c3b2da71e5c788b8.png


3° - Faça seu cadastro para obter uma conta (A senha deve conter letra maiúscula, minúscula e números e deve ter no mínimo 8 caracteres)

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html 20dffbf5b84df99a.png


4° - Na opção instalar aplicativos do office (de um clique até que abra uma nova janela)

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html 5160474c46c8350d.png



5° - Escolha o formato da instalação e faça o download, após o termino instalar o software (Passo para que possa utilizar a solução), escolha a versão 32bits ou 64 para realizar a instalação da aplicação OneDrive.

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html c172e2ccc7638213.png

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html 82b115cb06f8512f.png


6° - Após o termino da instalação, verificar se o logo do OneDrive esta como conectado. (Caso continue cinza, repita a instalação até que mude para a cor azul, após ficar azul, todos produtos do Office 365 estarão disponíveis para o uso).

Acesso ao Office Education 365 Estudante e Professor html a118e0fe031e2824.png

Após ativar sua Conta e abrir um Sessão na Microsoft irá perceber que, além do OneDrive você tem acesso online também ao Teams (clicando no íconePor que o Teams é o app de maior sucesso da Microsoft? - BHS 360)  , à família de produtividade Office (Excel, Word, Powerpoint, OneNote), dentre outros como SharePoint, Class Notebook, Sway e Forms.

Para acessar on-line direto no seu navegador acesse https://teams.microsoft.com e faça o login utilizando seu e-mail institucional.

Você também poderá baixar o Teams para instalá-lo em seu computador, celular ou tablet para receber notificações e acompanhar o seu feed de atividades.


Você pode acessar ou trabalhar no Teams em várias plataformas:

  • Como um aplicativo de desktop para Windows e Mac
  • Como um aplicativo móvel para iOS e Android
  • Agora instale o aplicativo Teams no seu telefone, tablet e laptop - https://teams.microsoft.com/download
Imagem do aplicativo de telefone

Se estiver lendo este manual pelo seu dispositivo móvel, escolha seu sistema operacional abaixo e clique para instalar.


Para obter mais informações sobre como configurar o aplicativo, sugerimos a leitura do artigo Configurar os aplicativos do Office e de email em um dispositivo móvel e assistir aos videos tutoriais da próxima seção deste manual.


Uma vez instalado ou no seu navegador, basta entrar e começar a usar o Microsoft Teams


Entrar no Microsoft Teams

  1. Inicie o Microsoft Teams.

    • No Windows, clique em Iniciar Botão Iniciar >Microsoft Teams.

    • No Mac, vá para a pasta Aplicativos e clique em Microsoft Teams.

    • No dispositivo móvel, toque no ícone do Microsoft Teams.

  2. Entre com seu nome de usuário e senha do Microsoft 365.

Observação: O Teams que você irá utilizar faz parte do Microsoft 365 para Educação, portanto, você precisa de fazer login com seu email institucional para usá-lo. Para ver mais detalhes, consulte o Capítulo 2 deste Manual.


2.3. Videos tutoriais de instalação do Microsoft Teams

Clique nos ícones abaixo para assistir o vídeo de como fazer a instalação para o seu sistema operacional ou aparelho celular.


Instalação do Microsoft Teams no Windows

  Windows 


Instalação do Microsoft Teams no Mac

      MAC



Instalação do Microsoft Teams no Iphone

      ios



Instalação do Microsoft Teams no Linux

linux




Instalação do Microsoft Teams no Android

android

3. Conhecendo a tela inicial do Microsoft Teams

Ao realizar os passos contidos no subitem 2.2 deste manual você terá acesso à tela inicial do Teams. A Microsoft criou um painel amigável no Teams que é fácil de navegar. A descrição de cada item da tela inicial do Teams está esquematizada a seguir.


O centro da tela conterá "azulejos" brancos com vários ícones. Se ainda não tem tais "azulejos" é porque você ainda não pertence ou ainda não criou nenhuma equipe. A criação de uma equipe é detalhada no capítulo 4 deste manual. Cada "azulejo" ao centro da tela representa uma equipe à qual você pertence. Podem ser equipes que você criou ou que foram adicionadas por outra pessoa.

Depois de selecionar uma equipe, você entra no espaço de trabalho dessa equipe. A parte principal do painel é onde as conversas ocorrem com os alunos ou colegas. É também o local para compartilhar arquivos, atribuições, documentos compartilhados e anotações. Há muitas maneiras de personalizar a equipe, e isso começa com a adição de canais, também detalhada no capítulo 4 deste manual. Os canais são apenas outra maneira de dividir os diferentes aspectos da sua equipe em categorias, como unidades de estudo, tópicos profissionais, temas, itens da agenda etc. A capacidade de personalizar seu espaço de trabalho é um dos recursos mais úteis das equipes.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Aplicativos e guias: a cada novo canal, duas guias são provisionadas por padrão: bate - papo e arquivos . Proprietários e membros da equipe podem adicionar mais guias a um canal clicando em + (Adicionar uma guia) na parte superior do canal. Os arquivos do Excel, PowerPoint e PDF devem ser carregados na guia Arquivos antes que possam ser convertidos em guias. Qualquer arquivo carregado existente pode ser convertido em uma guia com um único clique. Para adicionar um site, o URL deve começar com um prefixo https para garantir que as informações trocadas permaneçam seguras.

Clicando nos três pontinhos do menu lateral você pode encontrar outros aplicativos de terceiros para integrar ao Teams. Os aplicativos permitem que você encontre conteúdo de seus serviços favoritos e compartilhe-o diretamente no Teams, permitindo fixar serviços no topo de um canal, compartilhar e atribuir tarefas, dentre outros. É importante observar os aplicativos disponíveis dependerão de uma assinatura/cobrança à parte ou que se faça inscrição para versões de teste. Abaixo, dois exemplos de aplicativos (Planner e OneNote) aplicativos que podem ser combinados aos recursos já existentes do Teams.

  • Planner: Muitos tipos de planejamento envolvem o desenvolvimento de um projeto. Haverá prazos a cumprir e o projeto será dividido em segmentos. O uso de um aplicativo chamado Planner ajudará bastante a garantir que todas as tarefas sejam delegadas e concluídas no prazo. Como proprietário da equipe, você pode monitorar o progresso facilmente.
  • OneNote: Aplicativo do Office 365 para anotações que pode ser incluído dentro de uma equipe, clicando em + (Adicionar uma guia) nas guias de qualquer canal escolhido para todos os membros colaborarem.

Abaixo o exemplo de como adicionar o Planner. A mesma lógica de adição serve para os demais aplicativos.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Agora você está pronto para começar a atribuir o seu primeiro "To Do"!

Imagem do aplicativo Planner


Outra opção de aplicativo de terceiros interessante para fins educacionais que podem ser integrados ao Teams é o aplicativo RSpace. As universidades estão conduzindo continuamente experimentos de laboratório e grandes projetos de pesquisa. Encontrar maneiras eficientes de gerenciar os dados e a comunicação vinculados à pesquisa é crucial para as equipes de pesquisa. No Teams há o ResearchSpace (RSpace) é um notebook de laboratório eletrônico com uma variedade de recursos interessantes. Ele permite que pesquisadores de biologia, química, biomedicina, ciência de plantas e outros campos relacionados registrem experimentos, compartilhem facilmente dados de pesquisa e se comuniquem de maneira eficiente com o laboratório.

Imagem do Espaço de Pesquisa


Os pesquisadores podem usar aplicativos como o RSpace para uma colaboração contínua com outros grupos de pesquisa em qualquer lugar do mundo.


Reflexão

1) Se você ensinasse um grupo de estudantes sobre como navegar no Teams, quais são os principais recursos que você destacaria para que todos se sintam à vontade nesse ambiente digital colaborativo?

2) Como a adição de um site, documento ou planilha no espaço da sua classe aumenta a eficiência do seu trabalho e o aprendizado em sala de aula?


4. Equipes e Canais

Equipes e canais são o cerne da plataforma Teams. Tudo começa pela criação de equipes e canais.

Uma equipe é um grupo de pessoas que irão compartilhar conversas, arquivos e ferramentas, tudo em um só lugar.

Um canal nada mais é uma discussão/tópico que ocorre dentro de uma equipe, que pode incluir todos da equipe ou ser configurada para ser exclusiva para um grupo menor de pessoas daquela equipe (por exemplo: canal da coordenação, canal do departamento, canal de um projeto ou tópico).

Mas, qual o motivo de criar uma equipe e canais? A colaboração do corpo docente é uma excelente maneira de o Microsoft Teams economizar um tempo e esforço do corpo docente, discente e técnico. Com as equipes e canais, tudo o que é necessário para as unidades acadêmicas trabalharem todos juntos, em um ambiente único. 

Nas subseções do Capítulo 4 deste manual detalharemos cada um deles. 

Adicionalmente, para obter mais informações sobre este tópico, veja  Equipes e canais no site da Microsoft.

4.1. Equipe: criar, participar e configurar

Os professores podem facilmente trabalhar juntos em equipes, usando a colaboração em tempo real enquanto criam cursos para envolver seus alunos. Os tipos de equipe disponíveis são:

Imagem de tipos de equipes

A Microsoft projetou e personalizou o Teams for Education desenvolvendo quatro tipos diferentes de equipes que você pode criar:

  • Classes: As equipes de classe permitem que professores e alunos colaborem em projetos de grupo, tarefas dentre outros (exemplo: salas de aula). Essa é a melhor opção para criar sua sala de aula on-line.
  • PLCs: As equipes de PLC ou Comunidade de Aprendizagem Profissional permitem que os professores colaborem em uma comunidade científica (exemplo: grupos de pesquisa)
  • Staff Members ou Equipe: As equipes permitem que os diretores, coordenadores e técnicos administrativos colaborem na administração e desenvolvimento da Universidade, Unidade Acadêmica, etc (exemplo: colegiado, NDE, conselhos)
  • Anyone ou Outro: Qualquer equipe permite que clubes, equipes esportivas ou qualquer grupo de estudantes e funcionários da escola com um interesse ou projeto comum colaborem (exemplo: grupo de estudo de alunos, grupo de leitura, grupo de discussão)

Assim, professores, coordenações, direção podem criar essas diferentes equipes com colegas e discentes para gerenciar desde sua unidade acadêmica, passando pelos departamentos, núcleos, disciplinas, aulas, até objetivos instrucionais.

Por exemplo, o Diretor da Faculdade de Ciência da Computação pode criar uma equipe do tipo Staff Members ou Equipe para manter todos os professores e técnicos administrativos sincronizados à medida que desenvolvem e discutem sobre uma nova disciplina do curso. Os trabalhos individuais e coletivos dentro do grupo podem ser planejados e monitorados num único local.

Outras possibilidades das equipes são:

  • Desenvolver uma disciplina
  • Colaborar com o colega no plano de ensino
  • Facilitar as discussões entre os Colegiados e demais professores
  • Desenvolver padrões de disciplinas e avaliação discente, dentre outros...

O princípio da ferramenta é a colaboração entre os membros de uma equipe que pode ser realizada de maneira mais eficaz quando todos veem os mesmos documentos, colaboram juntos e discutem mudanças ou melhorias por meio de uma conversa encadeada. Portanto uma dica importante a ser observada é o nível de colaboração que se deseja ter. Caso se deseje ter um bloco de anotações e documentos com seções particulares, o ideal são as opções Classes, PCLs, Staff Members ou Equipes  . Caso contrário, é recomendável que você crie uma equipe do tipo Anyone ou Outro. Na maioria das vezes, a colaboração entre os membros de uma equipe é melhor realizada no tipo Anyone ou Outro, pois fornece um notebook para anotações e compartilhamentos mais flexível.

Abaixo, descrevemos as funções da seção Equipes do Microsoft Teams:


Como selecionar uma equipe e um canal

Etapas para criar uma equipe de membros da equipe

  1. Crie sua equipe fazendo login em https://portal.office.com usando seu login e senha do corpo docente. Clique em Equipes Botão Equipes à esquerda do aplicativo e escolha uma equipe. Se não fizer parte de uma e quiser criar uma equipe, veja Integre sua equipe.
  2. Depois que a página Equipes for aberta, procure no canto superior direito e clique em Ingressar ou criar Equipe. Em seguida, selecione Criar uma nova equipe.
  3. Escolha Membros da equipe ou Qualquer pessoa. As equipes de membros da equipe vêm com um caderno de equipe contendo um conteúdo, colaboração e seções individuais dos membros do corpo docente. As equipes de qualquer pessoa têm todos os mesmos recursos que as equipes de membros da equipe, mas nenhum bloco de anotações da equipe. Um bloco de anotações do OneNote está sempre disponível como um aplicativo adicionado no "We Space" (as guias na parte superior de um canal em que você trabalha com outras pessoas) com uma equipe Qualquer pessoa.
  4. Depois que um tipo de equipe é selecionado, você será solicitado a nomear a equipe, e, se desejar poderá adicionar uma descrição. Um nome de equipe pode ser usado apenas uma vez, portanto, considere cuidadosamente o nome que você selecionar.
  5. Dependendo do tipo de equipe que você criou, você será solicitado a inserir os alunos, professores e / ou técnicos administrativos que deseja adicionar à equipe. Para as equipes de classe, quando você insere os alunos e os colegas, eles recebem permissões específicas com base em seu status de aluno ou professor. Adicione membros à equipe usando o endereço de e-mail da universidade, uma lista de distribuição ou um código de associação. Se você preferir que alunos ou outro servidor da UFU participe da sua equipe, em vez de digitar os nomes deles, poderá gerar um código de equipe selecionando "Gerenciar equipe" e, em seguida, selecionando "Configurações". Uma vez nas configurações, selecione "Código da equipe" e, em seguida, selecione "Gerar". Você pode copiar o código da equipe e enviá-lo por e-mail para alunos e professores ou exibir o código no seu projetor para que todos vejam. Os alunos e professores que ingressam na equipe podem ir para "Ingressar ou criar uma equipe" e inserir o código da equipe fornecido para se juntar à sua equipe.
  6. Ao selecionar uma equipe de membros da equipe, o próximo passo é provisionar o bloco de anotações da equipe. A seção de conteúdo é fornecida para o proprietário ter acesso de leitura / gravação e para os membros terem apenas acesso de leitura.  A seção de colaboração é de leitura / gravação para todos. Em seguida, cada membro tem suas próprias seções, nas quais o proprietário da equipe e esse membro têm apenas acesso de leitura / gravação.

     

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

O Microsoft Teams oferece suporte ao acesso de convidado, o que significa que você pode convidar qualquer pessoa para uma equipe usando o endereço de email. O Acesso para Convidados permite comunicação e colaboração seguras, limitadas ao escopo da equipe para a qual você convidou essa pessoa. Para adicionar um convidado, siga estas etapas .

Um gráfico contendo as seguintes palavras: Corey Little (Convidado) 'X Adicionar Editar informações do convidado Corey Little X

Como proprietário da equipe, você tem controle sobre suas permissões de membro. É fácil alterar as permissões de membro a qualquer momento, marcando ou desmarcando a caixa ao lado de cada permissão. Para alterar as permissões da configuração padrão, selecione as reticências no nome da equipe> selecione Gerenciar equipe> e selecione Configurações .

Qualquer uma das caixas pode ser marcada ou desmarcada para permitir ou restringir membros de:

  • Criar e atualizar canais
  • Excluir ou restaurar canais
  • Adicionar ou remover aplicativos
  • Criar, atualizar ou remover guias
  • Criar, atualizar ou remover conectores
  • Excluir todas as mensagens
  • Excluir suas mensagens
  • Editar suas mensagens     

Depois que uma equipe é criada, você pode modificar a função de um membro dentro da equipe ou excluir um membro. Para alterar a função de um membro, selecione as reticências pelo nome da equipe e escolha "Gerenciar equipe". Encontre o nome da pessoa, selecione a seta para baixo em "Membro" e selecione "Proprietário". Se você precisar excluir um membro da equipe, selecione o "X" pelo nome.

Conversas em equipes são uma ótima maneira de iniciar discussões com alunos e professores. O uso de conversas nas equipes de classe oferece uma oportunidade prática para criar conversas em sala de aula, estabelecer regras básicas e promover a cidadania digital. Às vezes, no entanto, você precisará tomar medidas para garantir que as conversas dos alunos sejam respeitosas, produtivas e focadas nos objetivos da sala de aula. Com o recurso Gerenciar equipe, você pode silenciar um, vários ou todos os alunos, o que revogará seus privilégios de postagem.

A seção @menções permite escolher quem pode usar as menções @equipe e @canal. Além disso, na seção Diversão, você pode decidir se os alunos têm permissão para usar adesivos e memes.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.


Reflexão

Se você estiver usando uma equipe de classe:

  1. Como serão estruturadas as equipes na sua Unidade? Com quem você irá colaborar?

  2. As equipes serão sinônimo de uma sala de aula, grupo formado entre docente(s) e estudantes ou haverá além dessas outras equipes?

  3. Você adicionará membros ou fará com que eles se juntem a uma equipe com um código?

  4. Que tipo de diretrizes você planeja estabelecer para garantir que as conversas dos alunos sejam produtivas e apropriadas?

  5. Que permissões você dará aos membros da sua equipe?

  6. Como serão estruturadas as equipes na sua Unidade? Com quem você irá colaborar?

  7. As equipes serão sinônimo de uma sala de aula, grupo formado entre docente(s) e estudantes ou haverá além dessas outras equipes?

  8. Você adicionará membros ou fará com que eles se juntem a uma equipe com um código?

4.2. Canais

Pronto, agora você pode selecionar um canal e explorar as Conversas, os Arquivos e as outras guias.

Pense nos canais como um local para desenvolver projetos ou para necessidades ou para tópicos específicos dentro de uma equipe. Por exemplo, o professor de uma disciplina pode criar canais em sua  equipe para organizar grupos de trabalho específicos de sua disciplina, ou grupos de seminários. Outro exemplo, o coordenador de um curso poderia inserir dentro de uma equipe previamente criada canais variados de trabalhos específicos a serem realizados como trabalho de comissões, orientação acadêmica, recursos institucionais, cursos, agendamento e reuniões.

Perceba que cada equipe pode ser personalizada e customizada por meio da criação de canais, sendo uma maneira de subdividir uma equipe em diferentes módulos, idéias, tópicos ou categorias. Canais são portanto ótimos recursos para manter um determinado trabalho/projeto/conteúdo/tópico de discussão separados uns dos outros dentre de uma mesma equipe.

Você pode criar canais de equipe ilimitados para ajudá-lo a estruturar seu conteúdo de maneiras que façam sentido para sua equipe.

Cada equipe começa com um canal geral por padrão. Cada canal vem com sua própria guia Conversas, arquivos e aplicativos. O canal geral reúne todos os membros da equipe e disponibiliza também um caderno de de anotações para todos da equipe.

Você também pode adicionar mais canais à sua equipe, conforme necessário. Clique nos três pontinhos ao lado do nome da equipe e selecione Adicionar canal  (vide figura abaixo). Você precisará nomear seus novos canais. Observe que seu canal adicional vem automaticamente com as guias Conversas, Arquivos, Notas e uma aba com o símbolo de + (para adicionar aplicativos ou guias adicionais). Talvez seu departamento esteja desenvolvendo uma nova faixa ou curso de estudo para sua faculdade em particular. Um canal é uma ótima maneira de manter esse trabalho separado de outros empreendimentos do departamento.

Imagem de Adicionar um canal

Ao logo do tempo, trabalhando com sua equipe, a lista de canais pode aumentar ou pode haver um canal que você usa com menos frequência. Ocultar um canal permite uma melhor organização visual sem deixar de reter as informações e recuperar o canal conforme for necessário para o trabalho. Para ocultar um canal, clique nas elipses (três pontinhos) no final do nome do canal e selecione a opção Ocultar. Para exibir novamente um canal, basta clicar na seta ao lado dos canais ocultos, navegar até o canal que você deseja re-exibir e clique em Mostrar.

Imagem de Ocultando um canal

Assista ao tutorial para aprender visualmente como criar canais:

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Reflexão:

  • Tendo criado suas equipes, pense para cada uma das equipes que você é membro ou proprietário quais os canais que precisam ser criados?
  • Quais os projetos, atividades, trabalhos, tópicos de discussão são importantes para organizar cada equipe?


5. Interagindo com as pessoas em equipes e canais

    

5.1. Iniciar uma conversa

A guia Chat no Teams é o centro de comunicação entre os membros da equipe. A guia Chat  no Teams aparece no canal Geral , bem como em qualquer canal adicional que você criar. Todos os membros podem visualizar e adicionar conversas no canal Geral. Em outros canais, use o @Mention para convidar uma equipe específica para participar de uma conversa.  

Você tem muitas opções na guia Chat. Você pode formatar o texto, adicionar emojis, gifs ou adesivos, anexar vários tipos de documentos e arquivos e até iniciar uma reunião ao vivo.

Se o proprietário da equipe quiser iniciar uma conversa num canal (evita de ter que enviar e-mails para várias pessoas, receber várias respostas e se preocupar se todos foram incluídos na mensagem), o proprietário simplesmente inicia uma conversa em o canal em que o trabalho está ocorrendo, permitindo a visibilidade e capacidade de contribuir de todos, conforme figura abaixo.

Imagem de bate-papos

Nota: Ao compartilhar documentos em uma conversa, eles se tornam automaticamente parte da biblioteca de arquivos na guia Arquivos.

Dica profissional: ao digitar uma nova mensagem, melhor você inicia um novo tópico. Se você deseja responder a uma mensagem dando segmento à uma mensagem existente, basta clicar em Responder. Muitas pessoas pretendem responder apenas a um tópico, mas acabam iniciando uma nova conversa.

Os chats em uma equipe ou canal são diferentes dos chats no lado esquerdo da janela, porque são visíveis para todos em um canal e não são privados.

Para chats privados, você pode iniciar conversas individuais e em grupos da mesma maneira: selecionando Novo Chat Novo ícone de bate-papo  na parte superior da sua lista de Chat.

Para iniciar um bate-papo, selecione Novo bate-papo na parte superior da sua lista de bate-papo.

Depois de selecionar Novo Chat Novo ícone de bate-papo nas equipes - papo e inserir o nome da pessoa, escreva sua mensagem na caixa na parte inferior do chat. Para abrir suas opções de formatação , selecione Formatar  Botão Expandir abaixo da caixa em que você digita sua mensagem.

Selecione Formatar para expandir a caixa.

Quando estiver pronto, selecione Enviar Envie um ícone de mensagem. . Isso inicia o chat.

Você também pode iniciar um chat individual a partir do cartão de perfil de alguém. Abra-o clicando na imagem em um canal ou em uma pesquisa.

Para iniciar um chat em grupo, comece da mesma maneira que um chat individual: selecione Novo chat Novo ícone de bate-papo nas equipes na parte superior da sua lista de chat. Selecione a seta para baixo à direita do campo. No campo Nome do grupo, digite o nome para o chat e em seguida no campo Para: digite os nomes das pessoas que você deseja adicionar à conversa.

Nomear um bate-papo em grupo nas equipes

Isso inicia uma nova conversa. Qualquer pessoa que tenha acesso ao chat em grupo pode enviar mensagens. Você pode incluir até 100 pessoas em um chat em grupo. 

Para inserir mais pessoas na conversa, basta clicar em Adicionar pessoas Botão Adicionar pessoas à equipe (ou Exibir e adicionar participantes no chat em grupo) no canto superior direito das equipes. Em seguida, digite os nomes das pessoas com quem você deseja conversar, selecione quanto do histórico deseja armazenar e clique em Adicionar . 

Nota:  Ao adicionar alguém a um chat em grupo (não individualmente), você pode incluir o histórico do chat. 

Histórico de bate-papo nas equipes

As equipes salvarão todo o histórico de chat, desde a primeira mensagem. E se alguém sair do grupo , suas respostas ainda estarão no seu histórico do chat.

Para ver quem está em um chat em grupo, passe o mouse sobre o número de participantes no cabeçalho do chat para mostrar uma lista de todos os nomes.

Lista de participantes em um cabeçalho de bate-papo


Por fim, uma conversa também pode ser iniciada com áudio ou vídeo. Para tanto, clique em Chamada de vídeo ou Chamada de áudio para ligar para alguém de um chat.




Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.


Reflexão

  • Quais são os benefícios de ter uma área de conversa compartilhada para todos os membros de uma equipe?
  • Quais regras ou normas você deseja estabelecer para esta área de conversa ao usá-la com os alunos?


Como editar ou excluir uma mensagem
Editar uma mensagem enviada

  • Você pode editar qualquer mensagem que você enviou para um chat ou canal. Vá para a mensagem e selecione Mais opções> Editar . Faça alterações na sua mensagem e pressione Enter para salvar a atualização.

Excluir como mensagem

  • Se você precisar voltar atrás e excluir algo que acabou de enviar, vá para a mensagem e selecione Mais opções (…)> Excluir .
  • Se você ainda não enviou a mensagem, selecione Expandir para expandir a caixa e selecione Excluir.

Editar ou excluir uma mensagem enviada em equipes

Salve uma mensagem para mais tarde

  • Para salvar uma mensagem, clique em Salvar mensagem à direita do texto. Para ver uma lista das suas mensagens salvas, clique na foto do seu perfil na parte superior do aplicativo e selecione Salvas. Ou apenas digite / salvo na caixa de comando na parte superior da tela.

Filtrar seu feed de atividades
Você costumava começar o dia verificando seu email. Com as equipes, agora você começará o seu dia verificando seu feed de atividades!

  1. Escolha Atividade no canto superior esquerdo da barra
  2. Selecione o ícone do funil para filtrar seu feed
  3. Escolha o que você deseja ver, como @menções
  4. Uma vez feito, selecione o X para limpar o filtro
  5. Veja apenas seu feed selecionando Minha atividade

5.2. Responder a uma conversa

As conversas de um canal são organizadas por data e, em seguida, encadeadas. As respostas nas conversas são organizadas abaixo da postagem inicial, assim fica mais fácil seguir várias conversas. 

  1. Localize o tópico de conversação ao qual pretende responder.

  2. Clique em Responder, adicione sua mensagem e clique em Enviar Botão Enviar .

Responder a uma conversa

Uma das opções de comunicação é o uso de gisf, emojis e memes.

  • Clique em Figurinha na caixa em que você digita a mensagem e, em seguida, escolha um meme ou figurinha de uma das categorias.

O catálogo de Figurinhas contém uma grande variedade de figurinhas e memes; você pode até carregar os seus. Confira Emoji para obter smileys e Giphy Botão GIF para obter GIFs animados.

Adesivos Populares do Teams

5.3. Mencionar alguém

Você pode mencionar uma pessoa, equipe ou canal utilizando o símbolo @.

A menção é como um toque no ombro - uma maneira de chamar a atenção de alguém em uma conversa no canal ou em um chat.

  1. Na caixa de texto, digite @ e as primeiras letras do nome da pessoa, ou da equipe ou do canal.

  2. Selecione a pessoa, equipe ou canal. Repita o procedimento para quantas pessoas, equipes ou canais você quiser @mencionar.

Cada pessoa, equipe ou canal que você menciona recebe uma notificação no feed de Atividades. Procure um círculo vermelho ao lado de Atividade Botão Atividade para ver se alguém @mencionou você!

@mencionar alguém

A menção é uma ótima maneira de garantir que a pessoa, canal ou equipe veja uma mensagem importante ou oportuna.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo. 


5.4. Feed

Esteja sempre informado

As notificações permitem que você saiba quando alguém @mencionar você, curtir algo que você postou ou responder a uma conversa que você iniciou. O Feed de atividades ajuda você a manter-se informado de todas as suas notificações.

  1. Clique em Atividade Botão Atividade .

  2. Feed mostra um resumo de tudo o que aconteceu nos canais que você segue.

    • Clique em Filtrar Botão Filtrar para exibir apenas determinados tipos de notificações, como @menções ou curtidas.

    • Selecione Feed > Minha Atividade para ver uma lista de tudo o que você fez ultimamente no Microsoft Teams.

Feed de Atividades do Teams

5.5. Avisos

Você pode criar avisos e publicações de sala de aula. Edite sua publicação para atrair a atenção dos alunos, controlar quem responde e postar em vários canais, clicando em 

O recurso Anúncios é uma maneira interessante de fazer uma declaração visualmente impactante na guia Conversas de um canal de equipes. Quando você quiser chamar a atenção para um evento futuro, anunciar uma data de vencimento ou prazo, destacar um recurso importante ou enviar um lembrete poderoso, considere usar o recurso Anúncios para destacar sua mensagem.




Ao selecionar "Nova conversa", você terá a opção de escolher uma conversa padrão ou um anúncio. A escolha do anúncio não apenas destacará seu título como um título em negrito, mas também permitirá que você adicione uma imagem de fundo colorida. Ao fazer isso, seu anúncio será exibido no fluxo de conversas, garantindo que toda a equipe saiba que há algo especialmente importante para eles saberem.



Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.


Reflexão

Quais tipos de informações especiais você deseja compartilhar usando os Anúncios?

  • uma reunião
  • um lembrete de entrega de uma tarefa

5.6. Compartilhar um arquivo

Equipes facilitam o compartilhamento de arquivos entre seus membros. Cada equipe (e todos os canais de uma equipe) tem sua própria pasta de arquivos, que podem ser compartilhados entre seus membros. Se os arquivos compartilhados forem arquivos do Word, Excel ou PowerPoint, professores e alunos poderão visualizar, editar e colaborar nos arquivos diretamente no aplicativo Teams. Eles podem até ver as mudanças um do outro em tempo real.

Você pode fazer upload de arquivos existentes ou criar novos arquivos diretamente na pasta:

  • Para fazer upload de arquivos existentes em sua biblioteca, vá para a guia Arquivos em sua equipe e selecione o botão "Carregar". Uma caixa de diálogo Explorador de Arquivos será aberta, permitindo selecionar o arquivo (ou arquivos) que você deseja enviar. Selecione o arquivo (ou arquivos) que deseja compartilhar e, em seguida, selecione "Abrir". Qualquer arquivo que você enviar será acessível por qualquer membro da sua equipe.
  • Para criar um novo documento do Word, PowerPoint ou Excel na sua pasta de arquivos, selecione o botão "Novo" e selecione o tipo de arquivo que você deseja criar. Nomeie o arquivo e selecione "Criar". O novo arquivo será aberto no Teams e você poderá começar a editá-lo. Se você preferir trabalhar na versão desktop do aplicativo, selecione o botão "Abrir em ..." na faixa de opções e o arquivo será aberto no aplicativo desktop preferido. Assim que for criado, seu novo arquivo estará disponível para os membros da sua equipe editarem também.

Outra opção de compartilhar um arquivo é postar o arquivo na conversa de um canal.  

  1. Na conversa do canal, clique em Anexar Botão Escolher arquivo na caixa em que você digita a mensagem.

  2. Selecione uma das opções abaixo:

    • Recentes

    • Procurar equipes e canais

    • OneDrive

    • Carregar de meu computador

  3. Selecionar um arquivo > Compartilhar um link.

    Se você estiver carregando um arquivo em seu computador, selecione um arquivo, clique em Abrir e Enviar Botão Enviar .

Você pode ver todos os arquivos que postou em um canal a qualquer momento. Basta acessar a guia Arquivos.

Opções de upload de arquivos para uma mensagem

Dica: O Microsoft Teams funciona especialmente bem com documentos do Microsoft Office.

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.


Reflexão

Pense em uma disciplina que você leciona:

  • Quais são alguns arquivos que você pode compartilhar ou criar para essa equipe?
  • Como você pode organizar seus recursos?

5.7. Formulários

Você pode criar uma pesquisa instantânea em tempo real em segundos utilizando o Microsoft Forms. Basta iniciar uma conversa na guia Chat com @Forms e digite sua pergunta. Os membros da equipe podem responder à enquete e ver os resultados em tempo real. Você pode acessar o Microsoft Forms diretamente das equipes de várias maneiras.

Uma maneira de adicionar um formulário é adicionando uma guia Formulários. Ao adicionar uma guia Formulários, você pode criar um novo Formulário que todos na sua equipe possam editar, adicionar um Formulário existente no qual os membros possam responder à sua pesquisa e você pode coletar suas respostas ou simplesmente mostrar os resultados de um Formulário.

Você também pode manter-se atualizado sobre as respostas para os formulários que você criou adicionando o conector do Microsoft Forms. Selecione "Conectores" nas configurações do canal e informe ao conector quais formulários você deseja assinar. Depois de se inscrever, você receberá um resumo das respostas do formulário todos os dias.


Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Realize uma pesquisa rápida

Com a pesquisa rápida do Microsoft Forms, você pode criar uma pesquisa instantânea em tempo real em segundos usando o bot de Formulários.

  1. Na guia Bate-papo, inicie uma nova conversa e digite @Forms
  2. Na janela Sugestões exibida, selecione Formulários
  3. Clique em O que posso fazer?
  4. Clique em sua pergunta? Opção1, Opção2.
  5. Realce e exclua o texto do espaço reservado, Sua pergunta? Opção1, Opção2.
  6. Digite sua pergunta, seguida pelas opções separadas por vírgula. Por exemplo: "Precisamos mudar o dia da nossa aula. Você prefere? Quarta-feira às 13:00, quinta-feira às 14:30, sexta-feira às 16:00?

Reflexão

  • Como você usará formulários com sua equipe?
  • Como a pesquisa rápida do Microsoft Forms pode ajudá-lo?

5.8. Tarefas

Equipes oferecem a eficiência de criar, rastrear e revisar tarefas diretamente dentro da sua equipe de classe. Na guia Tarefas, você pode criar uma tarefa, anexar arquivos relevantes e publicar as rubricas que você usará para avaliar o trabalho do aluno. Depois que os alunos enviarem seu trabalho, você poderá revisá-lo, fornecer feedback para aprimoramento e classificá-lo. Como tudo é armazenado em seu hub digital, os alunos não perdem mais suas tarefas e os professores não precisam levar papeis para casa, gerenciando as tarefas num único local.



Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.


Reflexão

  • Como as tarefas tornarão a sua aula mais eficiente?

5.9. Reuniões

Se você tiver um canal existente para a sala de aula virtual, poderá criar uma reunião no canal.  A versão A1 disponível para a UFU não permite a opção de Agendar uma reunião, por não incluir o Outlook no pacote Office 365.

Então a opção é avisar antecipadamente aos alunos via Chat, Avisos e iniciar a reunião clicando no botão Reunir Agora .

Pelo vídeo foque na opção Meet Now.


Você pode dar a cada participante da reunião uma função que define o que eles podem ver e fazer ao ingressar em uma reunião. Por exemplo, um participante pode usar o microfone e a câmera de vídeo e visualizar o conteúdo compartilhado por outras pessoas, mas ele não pode compartilhar seu próprio conteúdo ou adicionar ou remover participantes. Para obter mais informações sobre as diferentes funções que podem ser atribuídas aos participantes, confira Funções em uma reunião do Teams

Pode ser útil enviar informações sobre como as reuniões funcionam, comportamento esperado e regras antes da reunião começar. 

Como prática recomendada, use o mesmo conjunto de instruções e as mesmas configurações para todas as reuniões com os alunos. Isso ajudará os alunos a saber o que esperar. 

Por exemplo, você pode incluir as instruções a seguir no convite da reunião. 

Para entrar na lição online:

  1. Clique no link Entrar usando o Microsoft Teams abaixo para inserir sua sala de aula virtual.

  2. Ative o mudo do microfone e mantenha o vídeo desativado ao ingressar.

  3. Selecione o botão Associar para entrar na reunião.

  4. Para abrir o painel de chat, clique no ícone Chat .

  5. Para levantar a mão durante uma lição, digite Levantar a mão no painel de chat.

  6. Quando o professor estiver pronto para ouvir sua pergunta, ele ativará o microfone para que você possa fazer a sua pergunta ou contribuir com a conversa.

    Lembre-se: Respeite os direitos dos outros alunos para aprender sem interrupções. Todas as regras de escola e sala de aula se aplicam online, assim como na escola. Qualquer pessoa pode participar da reunião gratuitamente. Outras organizações não precisam de equipes para ingressar na reunião. Eles simplesmente precisam clicar no link de uma reunião para participar.

Sua vez : pratique iniciar uma reunião com um colega usando o recurso Meet Now. Passe algum tempo se familiarizando com as várias ferramentas em uma reunião de equipes, incluindo o compartilhamento de sua tela.

As aulas online podem ser novidades para você. Para aumentar a eficácia da sua experiência de sala de aula online, considere o seguinte: 

  • Como você vai iniciar a reunião com os alunos? Você tem um conjunto de diretrizes? Você deseja permitir o vídeo ou não? É recomendável que os alunos conversem entre si para responder a perguntas ou o chat se destinará apenas a perguntas diretas entre os alunos e professores? Você implementou um sistema para eles tirarem dúvidas?

  • Os alunos entendem as regras de conduta da aula? Por exemplo, você pode fornecer uma lista, como:

    • Sem conversas paralelas.

    • Os alunos que não seguem as regras podem ser removidos da classe online.

    • Se o vídeo for permitido, os alunos devem desfocar os planos de fundo?

  • Como posso incentivar a participação?

  • Você tem um método para conversar com os alunos após a aula? Considere uma pesquisa no final da aula ou exercícios que os alunos possam fazer fora da aula online para garantir que as lições sejam entendidas corretamente.

    • Se você quiser criar uma permissão de saída para estudantes, uma vez que eles saírem da aula online, tente criar um teste com o Microsoft Forms.

A gravação de uma reunião pode ser um recurso valioso para estudantes e pais e ajuda a facilitar a compreensão dos alunos e a retenção do material apresentado. Quando você grava uma reunião, uma transcrição e legendas ocultas são criadas automaticamente. 

Para gravar uma reunião, após o início da reunião, vá para Mais opções > Iniciar gravação. Você também pode interromper a gravação usando mais opções. 

Após o fim da reunião, você receberá um email com um link para a gravação, e a gravação ficará disponível no chat ou no canal por sete dias.


Disponibilização dos vídeos gravados das reuniões


A capacidade de largura de banda baixa pode dificultar a conexão em equipes entre professores e alunos quando você estiver trabalhando remotamente um do outro. Este artigo sugere coisas que você pode fazer para minimizar a largura de banda usada. 

O termo largura de banda refere-se à quantidade de dados que podem ser transferidos por segundo por meio de uma conexão à Internet.

Evitar ou minimizar o uso de vídeo ao vivo é a melhor maneira de reduzir o uso excessivo da largura de banda. Se você gravou vídeo ou áudio para compartilhar, é melhor carregá-lo no OneDrive ou no Microsoft Stream e, em seguida, compartilhar um link para esse arquivo (em vez de inserir o próprio arquivo em uma tarefa ou um bloco de anotações). Continue lendo para obter mais detalhes. 


Maneiras de salvar a largura de banda no Teams


Limitar o vídeo em sessões do Live Class

Durante sessões de classe dinâmica, se possível, desative completamente as câmeras de vídeo. Ou peça que apenas os alunos ativem as câmeras no início da sessão para que você se conecte um ao outro ou peça que desativem a câmera, exceto quando estiverem falando. 

Se você compartilhar um visual durante uma sessão de classe dinâmica, compartilhe apenas o documento, em vez de toda a área de trabalho. 

Usar o conteúdo previamente registrado em sessões de classe dinâmicas

Em vez de apresentar o conteúdo aos alunos ao vivo, grave uma aula como um vídeo e armazene-o em Microsoft Stream. Envie aos alunos um link para o vídeo para assistir pelo próprio tempo. Os alunos podem assistir o vídeo em fluxo pela Internet, em vez de ter que baixar um arquivo de vídeo grande em seu computador. 

Isso equivale a uma abordagem invertida de sala de aula . Você envia uma Fluxo gravação da aula antecipadamente com material em segundo plano como de casa e, em seguida, usa o tempo de classe para concluir as tarefas. Você pode criar canais para grupos de alunos para colaborar em tarefas. Os alunos podem fazer perguntas por chat à medida que eles trabalham nas tarefas.

Fluxo vem com sua assinatura do Office 365 Education e está disponível quando você entra no portal do Office 365. É um serviço de vídeo seguro onde você pode carregar vídeos para compartilhar com seus alunos. 

Se você criar sua aula no PowerPoint, é fácil gravar um vídeo da aula e carregá-la em Fluxo. Consulte estes artigos para obter instruções detalhadas:

É claro que você pode criar um vídeo por outro meio e, em seguida, carregá-lo para Fluxo:


Carregar manualmente um vídeo para transmitir

  1. Entre no portal do Office 365.

  2. Selecione o inicializador de aplicativos no canto superior esquerdo.

  3. Se Fluxo estiver listado, selecione-o. Caso contrário, selecione todos os aplicativose, em seguida, escolha Fluxo.

    O botão fluxo no Office 365.

  4. Na barra na parte superior, selecione criare, em seguida, selecione carregar vídeo.

  5. Clique em procurar e navegue até o arquivo de vídeo que você deseja carregar.

Para obter mais detalhes, consulte carregar um vídeo.


Manter as tarefas em equipe menores não anexando arquivos de mídia

Evite dar atribuições que exijam que os alunos anexem arquivos muito grandes, como vídeos. Se você precisar atribuir um vídeo aos alunos, instrua-os a carregá-los em Fluxo em vez de anexá-lo à tarefa.


Trabalhar offline no bloco de anotações de classe

Professores, recomendamos que você planeje aulas e desenvolva tarefas no OneNote enquanto estiver offline e, em seguida, conecte-se à Web para distribuir a página. Ou use o Microsoft Teams para distribuir tarefas. 

Observação: Operações como distribuição de páginas e análise do trabalho dos alunos exigem que você esteja online.

Aqui estão algumas outras ideias para minimizar a largura de banda ao trabalhar em um bloco de anotações de classe:

  • Evite anexos grandes nos blocos de anotações de classe que são distribuídos para todos os alunos. Funciona melhor para criar um link para um arquivo grande armazenado em seu OneDrive ou Teams ou Stream, em vez de distribuir um anexo grande para todos os alunos.

  • A guia arquivos para cada equipe tem uma pasta de materiais de classe que funciona bem para compartilhar um documento somente leitura com os alunos.

  • Mantenha cada seção do bloco de anotações relativamente pequena e evite inserir anexos de arquivos grandes sempre que possível. Conforme descrito acima, em vez de anexar um arquivo grande a um bloco de anotações, use a pasta de materiais de classe ou o onedrive e dê um link para o arquivo grande para os alunos.

  • Lembre-se de que os arquivos de áudio e vídeo podem ficar muito grandes. Ao sair do comentário de áudio, tente mantê-lo curto.  Com o OneNote 2016, recomendamos não inserir um vídeo, o que pode fazer grandes quantidades de largura de banda e sincronização. Em vez disso, coloque o vídeo em Microsoft Stream e vincule-o no OneNote.


O que os alunos podem fazer para economizar largura de banda


Use a câmera de vídeo com moderação ou não

Ao participar de uma reunião do Live Class, evite completamente usar a câmera de vídeo; Basta ligar o microfone. Ou ligue apenas sua câmera de vídeo quando for a sua vez de falar.


Sincronizar arquivos com seu computador para que você possa lê-los offline

  1. No Teams, selecione a equipe cujos arquivos você deseja sincronizar.

  2. Selecione a guia arquivos na parte superior.

  3. Selecione sincronizare siga os prompts na tela.

    Use o botão Sincronizar na guia arquivos para sincronizar todos os arquivos na pasta selecionada no momento.

    Por padrão, todos os arquivos estão disponíveis na nuvem, mas não são copiados para o seu computador.

  4. Abra o Explorador de Arquivos No painel esquerdo, navegue até o nome da sua escola e, em seguida, clique nesse nó para expandi-lo. Abaixo será a pasta em que os arquivos locais da sincronização estão armazenados no seu computador. No exemplo a seguir, contoso é a escola:

  5. Localize seus arquivos de sincronização no explorador de arquivos sob o nome de sua escola.

  6. Selecione o arquivo ou arquivos que você deseja disponibilizar offline (ou seja, no seu computador). Pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica se deseja selecionar vários arquivos.

  7. Clique com o botão direito do mouse na seleção e escolha sempre manter neste dispositivo.


Sincronizar arquivos com o seu dispositivo móvel para que você possa lê-los offline

Ao abrir um arquivo no Microsoft Teams no seu dispositivo móvel, você pode baixá-lo para o seu dispositivo para que ele possa abri-lo novamente mais tarde quando você estiver offline:

  1. Com o arquivo aberto no Microsoft Teams Mobile, selecione o botão de mais opções triplo do ponto.

  2. No menu exibido, selecione deixar disponível offline O botão arquivo-download no Teams.


Sincronizar arquivos de vídeo com seu dispositivo móvel para que você possa vê-los offline

Se você limitou a conectividade com a Internet, o recurso offline no aplicativo móvel Fluxo pode ser útil para assistir a vídeos:

  1. Primeiro, instale o aplicativo móvel Microsoft Stream (da App Store ou Google Play) em seu dispositivo.

  2. Entre com sua conta do Microsoft 365.

  3. Clique no link Fluxo seu professor fornecido, e o vídeo será aberto no aplicativo Fluxo.

  4. Após carregar o vídeo no aplicativo, pause-o e toque no ícone baixar O botão arquivo-download no Teams. abaixo do reprodutor de vídeo.

  5. Após o download do vídeo, você pode tocar no botão reproduzir imediatamente para a reprodução de velocidade normal ou pode localizar o vídeo posteriormente em meu conteúdo > offline.

    O aplicativo de fluxo móvel em um iPhone



5.10. Realizar anotações da aula

Quando você cria uma equipe um OneNote Notebook é criado automaticamente. O Bloco de notas do OneNote é um bloco de anotações digital para toda a sua equipe armazenar texto, imagens, notas manuscritas, documentos, links, voz e vídeo. O OneNote Notebook da sua equipe mantém tudo organizado e acessível.

Em uma equipe PLC, todos os membros da equipe têm os mesmos direitos, e o notebook vem com modelos baseados no modelo Dufour para PLCs.

Nas equipes de Classes e Staff Members ou Equipe, o Bloco de anotações do OneNote possui três seções distintas:

  • Um espaço de colaboração onde todos podem trabalhar juntos e editar o conteúdo
  • Uma biblioteca de conteúdo em que o professor pode editar o conteúdo e o aluno ou os membros da equipe podem apenas visualizar o conteúdo
  • Seções de Alunos, onde cada aluno possui um espaço privado para enviar trabalhos de casa, redigir ensaios e tomar notas e acompanhar a disciplina
Depois de criado as abas do Bloco de anotações do OneNote pode ser alterado

Dica: Assistindo ao vídeo, se você tem dificuldade em entender a fala do idioma inglês ou deficiência auditiva, clique no ícone de engrenagem  e selecione uma legenda ou a própria legenda em inglês do vídeo.

Reflexão

  • Como você pode usar o bloco de anotações OneNote embutido em sua equipe?
  • Quais são os benefícios que o notebook OneNote oferece?

6. Avaliação pelo Teams: dicas

Aulas remotas inevitavelmente acarretarão em entregas de avaliações e exames pelos alunos. Com o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, você pode dimensionar sua estratégia de avaliação remota para os tipos específicos de conteúdos, objetivos de aprendizado e tecnologias disponíveis.

A seguir são apresentadas algumas dicas para realizar avaliações on-line, utilizando o Microsoft Teams.

Tipo de avaliação - Como digitalizar a avaliação

Alternativas aos exames on-line

Razões para considerar alternativas aos exames on-line: 

  1. A tecnologia pode não estar acessível a todos os alunos. 
  2. A supervisão de exames pode aumentar a sobrecarga técnica e as necessidades de suporte pelo professor
  3. Garantir a integridade acadêmica pode ser difícil de alcançar sem um custo significativo

Para criar alternativas aos exames on-line, primeiro identifique os principais resultados de aprendizagem que os alunos precisam demonstrar. 

Cenário 1: torne os exames opcionais. 

Cenário 2: elimine os exames ou reduza sua importância concentrando-se em avaliações formativas e sumativas. 

  • Série de  exercícios e  testes :  avalie periodicamente o conhecimento e a compreensão dos alunos com testes no Microsoft Forms que fornecem feedback imediato aos alunos. 
  • Participação em discussões assíncronas  de  palestras e  conteúdo do curso : os  canais das equipes são projetados para essas conversas e podem capacitar os alunos a falarem mais do que em um ambiente presencial, permitindo que os instrutores vejam como os alunos progridem. Essa forma de engajamento pode ser estruturada e ter um peso maior na classificação. Use o  Class Insights  para visualizar e exportar dados sumativos sobre a participação nas conversas dos alunos. 
  • Trabalhos e projetos em grupo : Os  canais privados das equipes permitem a organização de grupos de estudantes e a supervisão do progresso.
  • Exemplos de avaliações: 
    • Baseado em discussão em uma reunião de equipes gravada  
    • Um arquivo de voz ou vídeo gravado enviado por um aluno usando o  Stream  ou o  Flipgrid  
    • Uma resposta por escrito a perguntas abertas (discussões de equipes ou perguntas em um  questionário do Forms ) 
    • Um projeto enviado em etapas, usando combinações de formatos como Word, PowerPoint, vídeo e muito mais.  

Cenário # 3: exames escritos. 

  • Atribua um exame com consulta ao material exigindo que os alunos integrem o trabalho de tarefas individuais e projetos de pequenos grupos  
  • Alguns dos parceiros da Microsoft, como Dugga e DigiExam, oferecem uma maneira de criar um conjunto digital completo de perguntas do exame com uma variedade de tipos de perguntas - clique aqui para saber  mais 

Cenário 4: exames escritos seguidos de exames orais em uma chamada de equipes. 

  • Um exame escrito é submetido e classificado, seguido de um exame oral de 5 a 10 minutos, no qual um instrutor ou assistente pede ao aluno que explique seu trabalho ou responda a perguntas semelhantes ou novas.  

Cenário # 5: Realize um exame somatório supervisionado usando soluções de parceiros.

Se ainda sua preferência for por exames on-line, esta seção detalha um processo passo a passo para um exame on-line supervisionado. A monitoração remota permite que os alunos façam um exame em casa, garantindo a integridade acadêmica, atendendo a três necessidades: (1) Verificando a identidade do aluno que faz o teste (2) Protegendo a integridade do próprio exame e (3) Evitando trapaças. 

O espectro de soluções de monitoramento varia de bloqueio mínimo a bloqueio total, geralmente com custos diferentes. 

  • Bloqueio de dispositivos para um exame, lista de permissões de aplicativos permitidos, mas sem supervisão. 
  • O exame é realizado sem acompanhamento humano, gravação na webcam e tela. A análise de imagem e som indica um possível mau comportamento e isso é enviado ao professor para investigar. 

Considerações ao selecionar uma solução de exame supervisionado on-line: 

  • Que tipos de dispositivos precisam ser bloqueados? 
  • A verificação de identidade do aluno é necessária? 
  • O que você deseja observar (tela do aluno, sala do aluno, mãos do aluno)? 
  • Que tipos de perguntas você precisa dar suporte (tinta, rotulagem de imagem etc.)? 
  • A múltipla escolha é suficiente com a classificação automática? 
  • Você precisa que a ordem das perguntas ou alternativas ​​sejam randomizados? 
  • A janela de tempo do exame precisa ser controlada? (janela simultânea de várias horas, aberta) 
  • Como as perguntas dos alunos serão tratadas durante o exame, se for permitido?

Antes do exame

  • Etapa 1: criar o exame  
  • Etapa 2: determinar os requisitos de segurança do exame  
  • Etapa 3: agende o evento e convide os alunos para o teste  

Durante o exame

  • Etapa 4: verificar a identidade do aluno (através de uma reunião com câmera ligada), se necessário for
  • Etapa 5: Realizar e supervisionar o exame 

Pós-exame

  • Etapa 6: marcar os exames manualmente ou usando a automação 
  • Etapa 7: revise os vídeos
  • Etapa 8: retornar comentários e notas do exame 

Criar um exame on-line baseado em perguntas não é tão simples quanto digitalizar um exame em papel. Abaixo estão algumas dicas sobre como criar um exame on-line que também pode aumentar a integridade acadêmica:  

  • Aleatorizar a seleção de perguntas de um grande conjunto de perguntas 
  • Aleatorizar a ordem das perguntas 
  • Varie as perguntas um pouco 
  • Permitir que apenas uma pergunta seja vista em um determinado momento 
  • Limite a janela da hora de início do exame para impedir que os alunos compartilhem perguntas 
  • Concentre-se em fazer perguntas conceituais, como a relação entre dois conceitos aleatórios. 

Por fim, avalie, deixe seu feedback e comentários e acompanhe o progresso dos alunos na guia Notas.

7. Dúvidas adicionais

O conteúdo deste manual foi extraído de cursos e do próprio suporte oferecido pela Microsoft. A melhor forma de aprender cada uma das funcionalidades do Microsoft Teams é testando no dia-a-dia, na prática. Seja curioso e não tenha receio de testar. Se tiver alguma dúvida mais específica sobre o Microsoft Teams, saiba que pode, dentro do próprio aplicativo, solicitar auxílio.

Clique em ajuda "?" no lado esquerdo do aplicativo e escolha uma das seguintes opções:

  • Tópicos para ver o que já está lá.

  • O que há de novo para ver as novidades e os melhores.

A  seguir mais ajudas e treinamento do Microsoft Teams

Ajuda do Teams