Neste minicurso ministrado por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGELUFU) e coordenador por sua orientadoras, pretendemos abordar os seguintes temas: (1) Natureza da pesquisa qualitativa e questões de autoria; (2) Explorando formas que informam; (3) Estratégias para escrever pesquisas qualitativas: planejamento, fichamento, resumo e resenha; (4) De textos de campo a textos de pesquisa: descrição, análise, interpretação e discussão.; (5) Questões éticas ao escrever textos de pesquisa qualitativa. O curso de 30 horas ministrado no contexto on-line, com 2 horas de atividades síncronas às quartas-feiras e demais atividades assíncronas na plataforma Moodle, tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação de diversas áreas interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a escrita da pesquisa qualitativa.
Este curso on-line tem como objetivo a preparação de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas parceiras do PET Letras UFU para redigir uma redação de qualidade no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2023. Para obter uma nota alta, o candidato deve seguir alguns critérios avaliados pelos organizadores da prova a partir de cinco competências norteadoras. Durante o curso preparatório, os participantes terão a oportunidade de explorar tais competência e simular a produção de uma redação, recebendo feedback das petianas ministrantes. O curso terá duração de 15 horas, com atividades a serem realizadas no ambiente virtual Moodle no período de duas semanas.
O projeto de extensão Adolescentes Poliglotas foi concebido no intuito
de contribuir para que os objetivos do Programa de Formação para
Internacionalização (ProInt) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fossem atingidos. Nesta ação de extensão, os membros
do ProInt têm a oportunidade de participar do processo de formação dos adolescentes
para que se tornem aprendizes globais críticos, em um ambiente de ensino e
aprendizagem inovador. Ainda, constitui-se uma proposta que vai de encontro às
tendências monolíngues de algumas comunidades e sociedades, podendo se tornar
uma iniciativa relevante a ser considerada para a educação visando a internacionalização. O objetivo do Adolescentes Poliglotas é propiciar familiarização de adolescentes
de 11 a 14 anos, da comunidade externa, cursando as séries finais do Ensino
Fundamental, com línguas e culturas estrangeiras, buscando uma postura plurilíngue
e de acolhimento da diversidade.
O projeto de extensão Adolescentes Poliglotas foi concebido no intuito
de contribuir para que os objetivos do Programa de Formação para
Internacionalização (ProInt) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fossem atingidos. Nesta ação de extensão, os membros
do ProInt têm a oportunidade de participar do processo de formação dos adolescentes
para que se tornem aprendizes globais críticos, em um ambiente de ensino e
aprendizagem inovador. Ainda, constitui-se uma proposta que vai de encontro às
tendências monolíngues de algumas comunidades e sociedades, podendo se tornar
uma iniciativa relevante a ser considerada para a educação visando a internacionalização. O objetivo do Adolescentes Poliglotas é propiciar familiarização de adolescentes
de 11 a 14 anos, da comunidade externa, cursando as séries finais do Ensino
Fundamental, com línguas e culturas estrangeiras, buscando uma postura plurilíngue
e de acolhimento da diversidade.
Internacionalização da Educação Superior. Internacionalização em casa e do currículo. Políticas linguísticas. Inovação e tecnologias no processo de internacionalização. Tendências, limites e possibilidades do processo de internacionalização na contemporaneidade.
O projeto de extensão Adolescentes Poliglotas foi concebido no intuito
de contribuir para que os objetivos do Programa de Formação para
Internacionalização (ProInt) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fossem atingidos. Nesta ação de extensão, os membros
do ProInt têm a oportunidade de participar do processo de formação dos adolescentes
para que se tornem aprendizes globais críticos, em um ambiente de ensino e
aprendizagem inovador. Ainda, constitui-se uma proposta que vai de encontro às
tendências monolíngues de algumas comunidades e sociedades, podendo se tornar
uma iniciativa relevante a ser considerada para a educação visando a internacionalização. O objetivo do Adolescentes Poliglotas é propiciar familiarização de adolescentes
de 11 a 14 anos, da comunidade externa, cursando as séries finais do Ensino
Fundamental, com línguas e culturas estrangeiras, buscando uma postura plurilíngue
e de acolhimento da diversidade.