A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular, conhecida por BNCC, passou a orientar os currículos de escolas de Educação Básica em âmbito nacional. O componente curricular “Ciências”, assim com os demais, está organizado na forma de unidades temáticas, sendo uma delas “Terra e Universo”, a qual perpassa os 9 anos do Ensino Fundamental. Estruturada na forma de um rol de Habilidades, diferentes assuntos de Astronomia estão presentes na referida unidade, os quais ganham em complexidade na medida em que o estudante caminha pelos anos escolares. Nos primeiros cinco anos, os conteúdos estão focados em aspectos essencialmente qualitativos, como a observação, o registro e o acompanhamento de fenômenos observáveis no céu, numa interlocução com elementos da vida cotidiana. Assim, temos os ciclos da natureza, o movimento aparente do Sol e da Lua no céu, além da nossa orientação sobre o planeta, para exemplificar. Nos quatro últimos anos, com os estudantes mais amadurecidos, esses temas ganham em profundidade, num trabalho que preza pela compreensão da forma como os fenômenos acontecem, valendo-se do emprego de simulações e de modelos materiais. Logo, necessita-se abordar temas mais abstratos e não tão palpáveis em nosso cotidiano, como o formato da Terra, o Sistema Solar e o ciclo de vida das estrelas. O foco do presente curso está em apresentar um panorama introdutório acerca dos temas presentes nos nove anos do Ensino Fundamental, tendo por base as Habilidades que são demandadas pela BNCC quando do trabalho com os estudantes. Logo, buscaremos não somente apresentar os assuntos aos participantes do curso, mas também propiciar interlocuções com aspectos relacionados ao ensino de tais conteúdos para estudantes dos diferentes anos do Ensino Fundamental. Mais do que simplesmente apontar receitas prontas de como fazer, a proposta é revelar nosso ponto de vista acerca de como esse rol de temas pode ser traduzido em aulas para os referidos estudantes. Organizada na forma de videoaulas, links de simuladores online, textos de apoio, fóruns de dúvidas e questionários avaliativos, a proposta é que o participante tenha diferentes canais de aprendizagem e de interação, assim como de avaliação de seu próprio progresso no decorrer do curso.