O curso objetiva abordar os principais fundamentos dos Direitos Humanos de forma acessível à comunidade, na modalidade à distância.

O conteúdo da proposta, dividido em seis módulos, corresponde a uma abordagem conceitual acerca dos Direitos Humanos, a fundamentação axiológica desse gênero de direitos e sua inserção na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, bem como o estudo do conceito de minorias sociais, interseccionalidade, necropolítica e a atuação das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais na luta pela promoção desses direitos.

As aulas serão ministradas por meio de vídeos, aliados à leitura de textos complementares e realização de atividades em fórum no ambiente moodle.

Trata-se de um curso voltado a uma abordagem não apenas teórica, mas também no sentido de promover uma reflexão sobre os Direitos Humanos e sua aplicabilidade no cotidiano e junto às instituições.

Pretende-se, assim, explorar os principais fundamentos inerentes ao tema, com a instrumentalização do direito a serviço da comunidade para a difusão de uma participação social voltada ao exercício da cidadania.

z