Pedagogia - Turma 4 - Semestre 03 2022/2

Por meio do tema do Bicentenário da Independência do Brasil que será comemorado oficialmente em 07 de setembro de 2022 e da questão problematizadora "Independência para quem?", vamos estudar os fundamentos histórico-metodológicos e as políticas  públicas para o ensino de História na Educação Infantil,  anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 

A disciplina está organizada em quatro módulos de 15 horas cada. 

Módulo I:  Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do ensino de História: os conceitos de sujeito histórico, tempo histórico, fonte histórica, fato histórico e narrativa histórica no ensino de História

Módulo II: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do ensino de História: diferentes tendências de ensino de História na história desta disciplina escolar no Brasil 

Módulo IIIPolíticas públicas e ensino de História na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: a LDB de 1996, as Leis 10.639/03 e 11.645/2008 e a BNCC História. 

Módulo IV:  Políticas públicas e ensino de História na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: Do currículo prescrito ao currículo editado -  o PNLD de História