Considerando a necessidade de formação de professores para atuarem como tutores em cursos a distância, esta ação extensionista pretende oferecer um curso de formação para a comunidade externa e interna da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente para professores de todo o Brasil com habilitação em Letras que atuarão como tutores em cursos de Letras a Distância. Nesse sentido, o curso “Formação de tutores para cursos de Letras Inglês a Distância” tem como objetivo principal propiciar a experiência de formação crítica e reflexiva de tutores para atuarem em cursos de Letras Inglês na modalidade a distância. Por meio das atividades propostas, os participantes da ação terão um papel protagonista pelas mediações que farão e pelas atividades práticas nas quais atuarão como tutores no decorrer do curso. Ademais, serão protagonistas pelo compartilhamento de seus conhecimentos e práticas como professores. A carga horária prevista é de 40 horas, divididas ao longo de quatro semanas, com a participação assíncrona dos cursistas e dos mediadores, professores do Curso de Letras Inglês com vasta experiência no ensino e aprendizagem de línguas no meio digital.  O curso se justifica por oportunizar que os tutores explorem conteúdos teórico-práticos e de legislação aderentes à Educação a Distância, ao passo em que vivenciam práticas relacionadas a essa modalidade. Serão abordados os seguintes temas, relacionados à EaD: conceitualização, histórico e legislação; perfis de atuação; estrutura e design de cursos; materiais didáticos; práticas de linguagem; interação e mediação para o ensino de compreensão e produção escrita e oral em língua inglesa; práticas inclusivas, colaborativas e avaliativas. A verificação da aprendizagem será processual com tarefas avaliativas a distância. A ação extensionista será avaliada a partir de um questionário quanti-qualitativo aplicado aos participantes do curso imediatamente após o encerramento da formação.