Considerando a necessidade de formação de
professores para atuarem como tutores em cursos a distância, esta ação
extensionista pretende oferecer um curso de formação para a comunidade externa
e interna da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente para
professores de todo o Brasil com habilitação em Letras que atuarão como tutores
em cursos de Letras a Distância. Nesse sentido, o curso “Formação de tutores
para cursos de Letras Inglês a Distância” tem como objetivo principal propiciar
a experiência de formação crítica e reflexiva de tutores para atuarem em cursos
de Letras Inglês na modalidade a distância. Por meio das
atividades propostas, os participantes da ação terão um papel protagonista
pelas mediações que farão e pelas atividades práticas nas quais atuarão como
tutores no decorrer do curso. Ademais, serão protagonistas pelo
compartilhamento de seus conhecimentos e práticas como professores. A carga horária prevista é de 40 horas, divididas ao longo de quatro
semanas, com a participação assíncrona dos cursistas e dos mediadores,
professores do Curso de Letras Inglês com vasta experiência no ensino e
aprendizagem de línguas no meio digital. O curso se justifica por
oportunizar que os tutores explorem conteúdos teórico-práticos e de legislação
aderentes à Educação a Distância, ao passo em que vivenciam práticas
relacionadas a essa modalidade. Serão abordados os seguintes temas, relacionados
à EaD: conceitualização, histórico e legislação; perfis de atuação; estrutura e
design de cursos; materiais didáticos; práticas de linguagem; interação e
mediação para o ensino de compreensão e produção escrita e oral em língua
inglesa; práticas inclusivas, colaborativas e avaliativas. A verificação da
aprendizagem será processual com tarefas avaliativas a distância. A ação
extensionista será avaliada a partir de um questionário quanti-qualitativo
aplicado aos participantes do curso imediatamente após o encerramento da
formação.