5. Envio de Mensagens no Ambiente Moodle

O que faz a ferramenta mensagens?

Ela permite comunicar-se com uma ou mais pessoas de modo privado, ou seja, apenas você e o contato selecionado terão acesso a mensagem encaminhada ou recebida.

Como utilizar as mensagens no ambiente MOODLE? No canto superior direito, antes do seu nome, há o Ambiente de Mensagem do Moodle – representado por uma figura de “balão de diálogo”. Ao clicar no balão de diálogo, abrirá uma página que lhe permitirá visualizar as mensagens recebidas ou encaminhar mensagens.

Print Mensagem

Nesse ambiente de mensagem há a opção de “Pesquisar” contatos (representado por uma lupa) e a opção de visualizar os “Contatos” já cadastrados na sua lista (representado pelo ícone de contatos). Você também poderá adicionar um contato como: Favoritos, Grupo e Privado.

Print Mensagem

Para enviar uma mensagem será necessário primeiro adicionar o contato a sua lista. Na opção “Pesquisar” digite o nome do contato. Vai aparecer todos os usuários cadastrados no Moodle com esse nome. Clique no nome do contato que deseja enviar a mensagem. Vai abrir a tela abaixo. Clique nos três pontinhos (...) na frente do contato, irá aparecer uma lista com as opções: Info, Bloquear usuário, Apagar conversa e adicionar aos contatos. Clique em “Adicionar aos contatos”.

Vai aparecer a mensagem: Tem certeza de que deseja adicionar aos seus contatos? Confirme clicando na botão “Adicionar”.

Print Mensagem

Veja na figura abaixo que a solicitação ficará pendente até que o contato aceite.

Print Mensagem

Esse é um procedimento inicial e deve ser realizado apenas quando o usuário não estiver cadastrado na sua lista de contato.

Para enviar uma mensagem a um contato já cadastrado na sua lista, clique na opção Contatos e selecione o contato desejado.

Print Mensagem

Agora, digite a mensagem na caixa de texto, conforme indicado na Figura 2, e clique na SETA para enviar a mensagem.

Print Mensagem

Cabe destacar que o Editor de texto de mensagens do Moodle não possui opções de formatação.

Este é um recurso global da plataforma Moodle, então não está vinculado a apenas uma disciplina/curso. É um canal de comunicação que permite aos estudantes, instrutores e professores enviarem mensagens de forma individual ou em grupos exclusivamente via plataforma Moodle.